Mar Brasil | Primeira Temporada

Episódio 1

O MAR BRASILEIRO E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

O primeiro programa conta com a participação especial do navegador Amyr Klink e mostra como as mudanças climáticas estão afetando tanto a biodiversidade marinha quanto as comunidades costeiras. Os efeitos do aquecimento global são sentidos em todo litoral: Barra do Ararapira em São Paulo já sucumbiu à elevação do nível do mar; em Tamandaré (PE), jangadeiros e biólogos monitoram os recifes de corais que estão branqueando. Para tentar prever e se preparar para estes impactos, pesquisadores do Instituto Oceanográfico/ USP instalam estações de monitoramento em alto-mar e propõem ações pra mitigá-los.

Episódio 2

ALIMENTOS QUE VEM DO MAR - POR UMA PESCA SUSTENTÁVEL

17 % da proteína consumida no mundo vem do mar, porém, décadas de exploração desordenada fizeram com que os estoques pesqueiros mundiais diminuíssem drasticamente. Além disso, a pesca industrial predatória tem colocado em risco a biodiversidade de nosso litoral e a vida das comunidades pesqueiras tradicionais. Como reverter este quadro? Sobretudo neste momento onde as instituições reguladoras como o IBAMA estão sendo desmantelados pelo próprio governo? Neste episódio, apresentamos projetos que promovem formas sustentáveis de explorar nossas riquezas. Um deles é o projeto REBIMAR, que usa um sistema de recifes artificiais para repovoar a região do litoral norte do Paraná. O outro é a RESEX de Canavieiras (BA), onde catadores, pescadores e ONGs organizados conseguiram reverter a devastação da sua região, protegendo a pesca artesanal e seu modo de vida.

Episódio 3

RESERVAS E PROTEÇÃO EM MAR ABERTO

Este episódio aborda a necessidade de criação de áreas marinhas protegidas, especialmente em regiões onde muitos animais se reproduzem e onde vivem espécies endêmicas. Tão importante quanto criar novas reservas é a proteção das já existentes, muitas que inclusive já estão em risco, como o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, berçário das baleias jubarte, afetado recentemente pela lama do desastre de Mariana (MG). A partir do drama da Baía do Araçá (SP), reserva heroica que sofre com a pressão do desenvolvimento desordenado, analisamos as questões complexas em torno das demarcações destes parques, seu impacto positivo e o papel fundamental das comunidades locais nesta luta.

Episódio 4

LIXO E POLUIÇÃO

A poluição e o lixo vêm contaminando os oceanos, afetando principalmente a fauna marinha. Segundo a ONU, se nada for feito agora, até 2050 teremos mais plástico que peixes nos mares! Neste episódio investigamos o caso da Baía da Guanabara, um ecossistema praticamente asfixiado por litros de esgoto sem tratamento, mas que, segundo pesquisadores, ainda pode ser recuperado se a emissão de lixo e esgoto for interrompida imediatamente. Como o professor Alexander Turra, do Instituto Oceanográfico da USP, bem nos lembra, quase todo lixo que chega no mar é produzido em terra, por isso projetos de educação ambiental são cruciais para reverter este quadro. E é exatamente esse o objetivo do Projeto Monitoramento Mirim Costeiro, conscientizar crianças e suas famílias sobre os perigos do plástico em todo litoral brasileiro, fomentando uma geração de “Guardiões dos Oceanos”.

Episódio 5

COMBATENDO O TURISMO PREDATÓRIO

Este episódio mostra como o turismo descontrolado predatório deturpa a identidade local, descaracterizando ícones do nosso litoral, como os jangadeiros da Praia de Mucuripe em Fortaleza. Paralelamente, o crescimento desenfreado das cidades destrói áreas costeiras e afeta diretamente o mar. Como exemplo, mostramos o Balneário Camboriú (SC), onde prédios gigantes construídos na orla fazem sombra exagerada na praia, provocando um perigoso desequilíbrio na biodiversidade local. Felizmente, outros tipos de turismo são possíveis, como o turismo comunitário que revolucionou a comunidade de Caetanos de Cima (CE) e uma iniciativa pioneira de turismo sustentável no isolado Refúgio de Alcatrazes (SP).