Saiba mais

Aproveite esta maré MAR BRASIL e junte-se a esta luta.
Informe-se por fontes seguras, compartilhe conhecimento, divulgue, apoie organizações e campanhas reconhecidas, produza menos lixo, são muitos os caminhos!
Segue aqui uma lista básica, não exaustiva, organizada a partir dos temas de cada episódio para começar.

NOSSOS PARCEIROS

Instituição pública dedicada ao estudo das Ciências do Mar. O IOUSP é constituído por dois departamentos, Oceanografia Biológica e Oceanografia Física, Química e Geológica. Além dos cursos de Graduação e Pós-Graduação, realiza pesquisas, projetos de extensão e divulgação, sendo uma referência na transmissão do conhecimento sobre os oceanos e na busca para respostas aos problemas de ordem local e global, relacionados ao clima e exploração sustentada dos ecossistemas marinhos.

O propósito desta Cátedra é promover um sistema integrado de pesquisa, treinamento, informação e documentação sobre sustentabilidade oceânica para facilitar a colaboração entre pesquisadores, docentes do Brasil e do mundo. No Brasil a Cátedra é responsável pela promoção das ações da Década dos Oceanos, cujo objetivo é disseminar informações sobre a importância da conservação dos oceanos e repercutir a agenda da ONU no Brasil e no Atlântico Sul. Para saber mais sobre esta agenda acesse aqui.

Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 160 países.

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Instituto federal dedicado à pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e capacitação de recursos humanos, nos campos da Ciência Espacial e da Atmosfera, das Aplicações Espaciais, da Meteorologia, incluindo o monitoramento do oceano (www.dsr.inpe.br/DSR/moceans/capa-moceans), e da Engenharia e Tecnologia Espacial. Seu site contém relatórios e informações sobre todos este temas, inclusive cartilhas para o público infanto-juvenil sobre mudanças climáticas e pegada ecológica www.inpe.br/ensino_documentacao/difusao_conhecimento/cartilhas_didaticas.php

ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

http://www.icmbio.gov.br/

Criado em 2007 e nomeado em homenagem ao grande ativista e líder extrativista assassinado em 1988, o ICMBio é uma autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. É o principal órgão responsável pela proteção do patrimônio natural Brasileiro e o desenvolvimento socioambiental das Unidades de Conservação (UCs) federais. www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/27099-o-que-sao-unidades-de-conservacao/

Projeto Coral Vivo

http://coralvivo.org.br/

Movimento conservacionista fundado por professores do Museu Nacional/UFRJ, que atua para a conservação e a sustentabilidade socioambiental dos recifes de coral e ambientes coralíneos do Brasil.

Reef Check

https://reefcheck.org

www.facebook.com/Reef-Check-Brasil

O Reef Check é um programa internacional de monitoramento de recifes de coral, unindo voluntários locais, pesquisadores, governo e setor privado no levantamento de dados, ações educacionais e de conservação desses ambientes. No Brasil, o Reef Check é coordenado pela Dra. Beatrice Padovani Ferreira do Laboratório de Estudos em Ecossistemas Oceânicos e Recifais da UFPE e executado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (CEPENE/ICMBio) por meio do Projeto GEF-Mar (FUNBIO).

CEPENE - Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste

www.icmbio.gov.br/cepene/
Centro dedicado à conservação marinha responsável por projetos e atividades cruciais para o Nordeste como a conservação de manguezais, o monitoramento, por meio de um sistema de radares, da pesca artesanal e a recuperação dos recifes da Costa dos Corais em Pernambuco.

Associação Mar Brasil

https://marbrasil.org

Uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que, desde 1989, trabalha para conservar o meio ambiente em todos os seus aspectos tendo como foco primordial os mamíferos aquáticos e seus habitats.

REBIMAR- Programa de Recuperação da Biodiversidade

Programa REBIMAR – Associação MarBrasil

O REBIMAR é um conjunto de ações socioambientais que têm como base a utilização de Recifes Artificiais para auxiliar a recuperação da biodiversidade marinha e dos estoques pesqueiros.

LabMóvel - Laboratório Móvel de Educação Científica

www.labmovel.ufpr.br/

O Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral é um programa de divulgação científica que visa aproximar o conhecimento científico da comunidade da região litorânea do Paraná, sensibilizando professores e estudantes de escolas públicas para educação científica e ambiental, através da realidade local. Produzem e disponibilizam em seu site materiais pedagógicos, didáticos e científicos incríveis!

Conservação Internacional Brasil - CI

www.conservation.org/brasil/

Organização sem fins lucrativos, que trabalha a proteção da natureza promovendo a sustentabilidade e o bem-estar humano por meio de projetos socioambientais, educacionais e culturais Tudo isso a partir dos de três eixos centrais:​ a produção sustentável, a governança efetiva e a proteção do capital natural.

Programa Pesca+Sustentável

http://pescamaissustentavel.org.br/

Programa da CI que desenvolve mecanismos de mercado para incentivar a pesca realizada com qualidade e respeito ao ambiente. Promove um sistema de rastreabilidade, estabelecendo um pacto entre produtores destes pescados e os consumidores como ocorre na Reserva Extrativista de Canavieiras (BA) através da AMEX- Associação Mãe dos Pescadores Extrativistas de Canavieiras e da Rede de Mulheres Extrativistas.

Centro de Biologia Marinha – CEBIMar

www.cebimar.usp.br/

Instituto especializado da Universidade de São Paulo, dedicado ao estudo da Biologia Marinha.

Projeto Baleia Jubarte

www.baleiajubarte.org.br

Atua desde 1988 na proteção da baleia jubarte no litoral da Bahia e Espirito Santo e em Abrolhos, principal berçário da espécie em todo o Atlântico Sul Ocidental, onde desenvolve atividades socioeducativas com comunidades litorâneas.

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

www.icmbio.gov.br/parnaabrolhos

Primeiro Parque Nacional Marinho do Brasil (criado em 1983) para resguardar o Banco dos Abrolhos, o maior e mais complexo ambiente coralíneo do Atlântico Sul, abrigando a maior biodiversidade marinha, o principal berçário das baleias jubarte e importantes áreas de reprodução e alimentação de aves e tartarugas marinhas.

Fundação Mamíferos Aquáticos

www.mamiferosaquaticos.org.br

OSCIP que, desde 1989, trabalha para conservar o meio ambiente em todos os seus aspectos tendo como foco primordial os mamíferos aquáticos e seus habitats.

Instituto Mar Urbano

www.institutomarurbano.com.br

ONG criada por Ricardo Gomes, que trabalha com o propósito de gerar e compartilhar conhecimento sobre o ambiente marinho, com foco no bem-estar humano e nos recursos naturais de que a vida depende. Amplo arquivo de vídeos, incluindo a Webserie Baía Urbana.

Projeto Monitoramento Mirim Costeiro

www.monitoramentomirimcosteiro.com.br

Projeto pioneiro de Educação Socioambiental que tem como objetivo transformar crianças em “Guardiãs dos Oceanos”

Planeta ou Plástico

www.nationalgeographicbrasil.com/planeta-ou-plastico

Site da campanha da National Geographic, com vasto material sobre o problema do plástico no mundo.

Rede Tucum (Rede Cearense de Turismo Comunitário)

www.redetucum.org.br

Articulação de comunidades da zona costeira do Ceará que realizam o turismo comunitário, oferecendo uma forma sustentável de conhecer algumas das mais belas praias do estado, como Caetanos de Cima

Refúgio de Alcatrazes

http://refugiodealcatrazes.com.br

Site com informações sobre a iniciativa de turismo sustentável coordenada pelo ICMBio no Refúgio de Alcatrazes, Unidade de Conservação que protege o maior ninhal de fragatas do país, além de 1300 outras espécies, sendo que 93 delas então sob algum grau de ameaça.

Turismo de Base Comunitária em comunidades tradicionais

Por todo o Brasil comunidades tradicionais se organizaram para promover um turismo mais sustentável e que valorize seus saberes e formas de viver. No Sul e Sudeste, várias associações caiçaras, quilombolas e indígenas como a Rede Caiçara de Turismo Comunitário (PR) e a Rede Nhandereko (RJ) no Rio de Janeiro

COMUNIDADES TRADICIONAIS E INDÍGENAS

Preservar é Resistir, Resistir é Conservar,
Conservar é saber usar, Saber usar é a arte
das
comunidades tradicionais

Pegamos emprestado aqui o chamado da campanha Preservar é Resistir do Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra, Paraty e Ubatuba para lembrar que é impossível proteger a natureza sem proteger os povos indígenas e tradicionais e respeitar suas terras. É fato, comprovado por pesquisas e relatórios internacionais que a destruição do planeta é mais lenta em terras por eles ocupados.

Apoie campanhas nacionais e internacionais, pesquise onde estão as comunidades tradicionais em seu estado e aja localmente apoiando suas iniciativas. Alguns bons lugares para começar sua pesquisa são os sites do Instituto Socioambiental (ISA) e da Comissão Pró-Índio de São Paulo e o Portal Ypadê da Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais.

FIQUE ATUALIZADO!

Existem diversos sites especializados em questões ambientais e marinhas, aqui alguns para você se manter em dia com notícias, pesquisas e campanhas através de fontes seguras.
observatorio-do-clima
agencia-envolverde
eco-agencia
o-eco
oceano-para-leigos
mar-sem-fim
clima-info
chc